Quem somos e nossas diretrizes

O Laboratório de Experimentação Avícola é voltado para a pesquisa científica na produção de frangos de corte, abrangendo ainda ramos em qualidade de carne, vinculado à universidade federal do paraná (UFPR), realizando experimentos, pesquisa e análises laboratoriais.

Missão

Formar profissionais capacitados para desenvolver soluções viáveis economicamente e tecnicamente para os desafios do setor de produção animal

Valores

Respeito aos animais

Humildade e gratidão

Vai lá e faz

Propósito

Buscamos impactar o setor de produção animal com pesquisas inovadoras e sustentáveis visando atender à crescente demanda de proteína de origem animal

 

Grupo

O grupo é composto por alunos da graduação ligados ao projeto de voluntário acadêmico (PVA) e iniciação científica (IC), e alunos ligados ao programa de pós-graduação em ciência animal (PPGCA).

Todos sob coordenação e orientação da professora Jovanir Inês Muller Fernandes, pós graduada em medicina veterinária pela universidade do estado de Santa Catarina (UDESC), possui mestrado em nutrição e produção animal pela universidade de São Paulo (USP) e doutorado em zootecnia pela universidade federal do paraná (UFPR), sendo atualmente pesquisadora do CNPq. Atua no programa de pós graduação em ciência animal – PPGCA-UFPR e no programa de pós graduação em zootecnia – PPZ-UNIOESTE.

“Meu time: o melhor de todos” Jovanir Inês Muller Fernandes

Estrutura e localização

Sede

A sede fica no campus da UFPR setor Palotina, conta com completo laboratório com equipamentos para análises, sala para coletas de material biológico e ainda uma sala de reunião e estudos.

Aviário Experimental

A fazenda experimental encontra-se afastada da cidade, próxima ao colégio agrícola estadual de Palotina, o aviário foi inaugurado no ano de 2019 em parceria com empresas da inciativa privada. As pesquisas realizadas nessa estrutura são nas áreas de saúde intestinal e nutrição de frangos de corte, envolvendo testes com aditivos nutricionais, ingredientes alternativos, níveis nutricionais de aminoácidos, enzimas, vitaminas e minerais, entre outros.

A unidade experimental com 890 m2 é composta por um aviário experimental que possui área de fábrica de ração, um laboratório de suporte para as coletas e avaliações de rendimento de carcaça, sala de aula, sala para testes de digestibilidade. Além disso, conta com uma área comum de cozinha, sala e banheiros e dois dormitórios.